sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sem portátil



E ontem aconteceu o que há muito receava. O meu lindo e maravilhoso portátil, essencial para a minha sobrevivência, apanhou um belo de um vírus e morreu. Ou, pelo menos, entrou em estado de coma, porque parece que tem recuperação. Por isso está agora numa daquelas clínicas de computadores e ao que parece vão conseguir recuperar o conteúdo do disco. Isso era importante, porque feita estúpida, já há algum tempo que não fazia backup das minhas fotos. Tudo o resto eu conseguiria recuperar, não tenho lá material de trabalho (o trabalho está todo neste computador onde estou agora, no meu gabinete), mas as minhas fotografias de viagens, reuniões de família, encontros de amigos, essas iriam ficar perdidas para sempre e foi a primeira coisa em que pensei quando o dito cujo se foi.

Mas no fundo, penso que me posso considerar uma sortuda. O meu portátil tem 3 anos e 8 meses e foi a primeira vez que me deu problemas. Nunca antes tive de concertar nada, nenhum vírus, nada de nada. Acho que em mais de 3 anos e meio é muito bom. Principalmente, tendo em conta o uso que lhe dou. É que não devem estar bem a ver, mas praticamente sempre que estou em casa, o meu portátil está ligado. É das primeiras coisas que faço quando chego a casa: entro, pouso as chaves de casa, entro no meu quarto, pouso carteira, casaco e outras coisas que tais na cama, e ligo o portátil. É automático e nunca falha! Depois só o desligo quando vou para cama. É sempre a última coisa a fazer antes de deitar. Por isso já estão a ver, não passo sem ele e ele tem sido muito bom para mim por só agora se lembrar de apanhar um vírus. Quando o fui deixar à loja, estava lá uma pessoa a queixar-se que tem problemas com o dele de três em três meses. E eu ainda me senti mais sortuda e feliz com o meu portátil.

E então isto corresponde a um tombo de 100€ e três dias longe do meu belo portátil. Agora sinto-me perdida em casa, sem a presença dele na minha secretária. Às vezes lá estou eu no meu sofá a ver televisão (eu que não vejo televisão, mas agora é a forma mais fácil de passar o tempo) e penso “Deixa lá ver se alguém actualizou algum blog.” ou “Deixa lá ver se há novidades no facebook.” ou “Deixa lá ver mais um episódio de uma série.” E de repente lembro-me que não posso porque ele não está lá!

Enfim, agora resta esperar e aproveitar enquanto estou aqui no gabinete para ir navegando um bocadinho na net. Não se admirem se eu não disser nada durante o fim-de-semana, e espero que na segunda-feira já tudo tenha voltado ao normal.

3 comentários:

  1. Coitadinho! Espero que melhore depressa!
    Eu também já não faço um backup dos meus documentos há muito tempo (já nem sei precisar quando foi a última vez que o fiz…) e se um dia destes ele decide morrer, ainda morro eu, a seguir, de desgosto! A verdade é que já não consigo viver sem ele.
    Realmente acho que és uma sortuda =) O meu tem 3 anos e já está a precisar de ser formatado há muito tempo, eu é que tenho andado preguiçosa e ainda não me dediquei a isso…

    ResponderEliminar
  2. Perder o computador é assustador! Eu perderia tudo se o perdesse. Tenho a mania de não fazer back-ups.

    O meu portátil também tem sido um resistente, porque está na minha posse desde Setembro de 2006, farto-me de trabalhar com ele e, até agora, não me deu problemas sérios! Até fico curiosa. Serão da mesma marca os nossos portáteis?

    E sinceramente, temi que o teu tombo fosse maior! Pelo menos não é o preço de um computador novo, como já ouvi dizer em tantos casos!

    ResponderEliminar
  3. Então os nossos portáteis são feitos da mesma massa. O meu já tem 4 anos e dois meses e nunca, nunca deu problemas. Nunca o formatei. Nunca nada. E, tal como tu, com o mesmo automatismo com que pouso a mala em cima da cama, ligo o portártil e mesmo que não o esteja a utilizar, quando estou em casa, está sempre ligado.

    Só de referir que o meu é um Acer. E toda a gente me diz mal da Acer mas o meu portátil é a prova viva de que é preciso sorte. Sim, a Acer não é uma marca espectacular que não é, nestas coisas é preciso ter um bocadinho de sorte também.

    ResponderEliminar